Resumo:
Este trabalho trata de abordar as concepções em torno das especificidades do saber técnico para organizar estratégias didáticas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica que possam ser utilizadas por docentes. Partindo dos debates em torno da formação de professores da EPT e de correntes que analisam a estrutura do saber técnico e seus processos de ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para caracterizar alguns aspectos relevantes a este contexto. Foi realizado levantamento de dados acerca da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foram analisados artigos e documentos que tratam da formação docente. Em seguida, investigou-se parte da literatura que trata sobre saberes técnicos e processuais. O estudo apontou para a existência de uma especificidade dos saberes técnicos, que por contarem com epistemologia própria, necessitam ter sua aprendizagem organizada através de metodologias que a levem em conta. Considerou-se nesta dissertação as elaborações de Barato (2003a, 2003b, 2015, 2016), Pastré, Mayen e Vergnaud (2006), Chevallard (1998), Palangana (2015), dentre outros, para organizar uma proposta de ensino de técnicas centrada na atividade. A proposta do trabalho apontou para a confecção de um Guia de Estratégias Didáticas para a Educação Profissional apresentado como produto educacional fruto da pesquisa realizada. As estratégias didáticas presente no guia foram construídas através de propostas de ensino de autores já listados além de Sanz (2009), Bünning (2007), Barbosa e Moura (2013), Zabalza (2015) e outros. Após a confecção do guia, o mesmo foi submetido a avaliação de 20 professores, sendo 16 vinculados à Educação Profissional visando captar suas impressões. A avaliação foi realizada de maneira anônima através de questionário de opinião. A abordagem utilizada é considerada mista e a técnica de coleta de dados foi a triangulação concomitante. Após análise das opiniões docentes, foi possível concluir que as estratégias didáticas baseadas nas peculiaridades epistemológicas da Educação Profissional encontram aderência e despertam o interesse de docentes da EPT e que o guia foi considerado relevante para os processos de ensino-aprendizagem nesta modalidade educacional.