Resumo:
Mesmo no mundo tecnológico em que vivemos, o livro didático ainda se apresenta
como um dos principais instrumentos utilizado na educação brasileira. Se tratando
de ensino público, a relevância do livro didático é maior quando se trata de suporte
às aulas. O Governo Federal lançou projetos com o objetivo de difundir o livro
didático para todos os alunos de escolas públicas do país como, por exemplo, o
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que provê as escolas de
educação básica pública com obras didáticas. Em paralelo, o Governo Federal
elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamenta quais são as
aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e
particulares de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O presente
projeto de pesquisa teve como objetivo geral analisar a organização do conteúdo de
atomística dos seis livros didáticos de química propostos pelo PNLD sob a ótica da
BNCC, através da metodologia de análise de conteúdo. Verificando os quatros
pontos abordados pela BNCC, em forma geral, todos os livros estão consoantes
com a BNCC. Com as informações coletadas e a luz das referências utilizadas
nesse trabalho, a obra de Lisboa et al. (2016) apresenta-se como o que melhor se
adéqua aos objetivos da BNCC, quando observado o conteúdo de atomística.