Resumo:
Para sobreviver e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, faz-se necessária uma análise mais profunda do ambiente em que uma empresa se encontra e a definição de quais serão seus próximos passos. O planejamento estratégico sendo um processo gerencial eficiente, se torna essencial para a estruturação e planejamento de um empreendimento, bem como, sua gestão e posicionamento futuro. Este trabalho apresenta através de um estudo de caso, a execução do planejamento estratégico na Fabril Máquinas e Automação LTDA. A empresa está voltada ao desenvolvimento e fabricação de máquinas especiais e automação de processos industriais. Com a definição e apresentação das características, missão, visão e valores da empresa, bem como, com a análise SWOT foi possível diagnosticar e analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercama empresa.Foram definidas as principais ações e melhorias na empresa, na área comercial foram propostas a contratação de mais um vendedor externo e a redefinição das regiões atendidas. Na área fabril foram propostas melhorias no gerenciamento da fabricação de peças, dentre a s principais ações está a aquisição de mais uma Fresadora convencional,diminuindo assim os custos com empresas terceirizadas.Quanto ao objetivo geral proposto deste trabalho, acredita-se que este planejamento estratégico trará benefícios à empresa,sendo importante salientar que a empresa deve adaptar-se ao processo do planejamento estratégico.A organização deve sempre avaliar as mudanças que ameaçam os planos atuais,pois todo planejamento estratégico, bem como, a empresa em si,sofrem transformações ao longo do período, sejam elas por fatores internos, econômicos ou de mercado, demandando assim novas estratégias e objetivos.