Resumo:
Observa-se que nos últimos anos a produção leiteira cresceu consideravelmente, tanto
mundialmente quanto no Brasil. Isso se deve a grande demanda de produtos lácteos e também pela grande produção concentradas em algumas regiões do país. Dentre estas regiões destacam-se o Sudoeste Paranaense e o Oeste Catarinense, pela alta produtividade de leite mas também pela quantidade de empresas que industrializam os produtos derivados da produção leiteira instaladas nesses locais. Devido a demanda de produtos e também uma grande competitividade entre estas empresas, produtos com maior qualidade e também de formas variáveis, vem ganhando mercado e sendo comercializados em todo o território brasileiro. Essa demanda, faz com que as empresas busquem cada vez mais aumentar o seu mix de produtos industrializados, como queijos, nata, requeijão, ricota e leites pasteurizado aumentando assim o lucro dentro da variação de oferta e procura. O mix é um aliado dos laticínios e ainda, pode-se salientar que é uma questão de sobrevivência para as empresas, por oferecer maiores oportunidades de mercado, quanto maior a variedade de produtos, maiores são as oportunidades no mercado. Sendo assim, buscou-se saber como as empresas estão diante destas mudanças na comercialização de produtos lácteos na região Oeste Catarinense e
Sudoeste Paranaense. Elaborou-se um questionário visando buscar informações sobre o mix de algumas empresas situadas nos dois estados estudados. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever, através de análise estatística (gráficos e tabelas), junto aos laticínios das regiões Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, as estratégias usadas no mix de produtos lácteos produzidos por essas empresas, bem como motivar a inovação nesse mix, avançando no mercado, tendo em vista a luta das empresas por uma fatia dele, podendo assim manter-se no cenário competitivo. Espera-se que essas empresas trabalhem juntos da inovação e no intuito de acompanhar o mercado sem desestabilizar sua demanda, a maior parte delas trabalham com produtos para o bem estar dos consumidores, entre eles estão associados o zero lactose, zero açúcar e Light, maneira essa de fidelizar clientes e acompanhar a competitividade, ou posição no mercado.