Resumo:
A presente pesquisa refere-se a necessária comunicação que deve existir dentro das empresas para auxiliar na integração das pessoas com deficiência (PcD), o que também colabora na permanência das mesmas no mercado de trabalho. Isto decorre da falta de informação, desconhecimento e a equívocos que merecem ser discutidos para que a sociedade perceba a necessidade deste debate. Como a premissa de corpo deficiente está vinculada à de corpo improdutivo, é importante a conscientização de gestores, equipes e das empresas para a quebra deste paradigma e real compreensão das capacidades que estas pessoas possuem. Esse trabalho tem como objetivo geral desenvolver um plano de endomarketing que promova a construção de uma boa comunicação para inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Esse trabalho é um estudo de caso baseado em uma pesquisa predominantemente qualitativa. Como principais resultados, todos os funcionários entrevistados declararam que um plano de endomarketing que regularize o processo de comunicação interna ajudaria no seu relacionamento interpessoal e na qualidade no repasse das informações entre a equipe combinada aos funcionários PcD.