Resumo:
A satisfação do consumidor influencia diretamente nas intenções de compra, retendo uma grande parte dos consumidores e consequentemente gerando lucro para as empresas. A satisfação dos clientes é fundamental e não está relacionada somente à qualidade de um produto ou serviço prestado, em estabelecimentos que atendem ao consumidor final, assim como no caso das padarias, critérios como o atendimento, a localização e preço também são muito relevantes. Sob essa premissa, este estudo tem como objetivo geral, analisar os fatores de satisfação dos consumidores da padaria Cantinho Doce, na cidade de Blumenau/SC. A fundamentação teórica do estudo se baseou em temas como: marketing, segmentação de mercado e satisfação do consumidor, resgatando seus conceitos. Como autor de base, utilizaram-se principalmente as obras de Philip Kotler e Kevin Lane Keller. Esta pesquisa é caracterizada como aplicada, descritiva, quantitativa e baseada em um estudo de caso. O seu resultado se deu por meio de um questionário aplicado com 200 clientes da padaria Cantinho Doce. Os resultados obtidos pelos 170 respondentes desta pesquisa indicaram que de modo geral a empresa está atendendo de forma adequada, mostrando assim que os clientes estão satisfeitos com os fatores pesquisados. Ressalta-se ainda que dos temas abordados pela pesquisa dois deles se destacaram, um positivamente e outro a melhorar. O primeiro, positivo, foi o atendimento das colaboradoras, que representou 75% de satisfação aos consumidores. O segundo, a melhorar, se referiu à divulgação da empresa nas redes sociais, que é pouco conhecida, este é um fator que poderia ser revisado pela empresa. Com tudo conclui-se que o objetivo deste trabalho foi alcançado, dando sugestões de melhorias para a empresa, como redução do barulho, senhas para atendimento, precificação aparente, variedade de produtos diferenciados, ampliação do local e sua divulgação. Como sugestão ainda, para trabalhos futuros, propõe-se que seja feita uma nova pesquisa de satisfação realizada com consumidores empresariais que também compram da empresa.