Resumo:
Conflito é algo comum nas relações humanas, pensamos e agimos de formas distintas e nem sempre compartilhamos das mesmas posições. Existem ruídos na comunicação. Temos fatores emocionais que muitas vezes dificultam a forma como lidamos e percebemos acontecimentos profissionais. A gestão precisa estar preparada para perceber situações conflituosas, tipos e motivadores para assim gerir da melhor forma, conduzindo a equipe para acordos harmoniosos, incentivado a criatividade. Nas instituições de educação profissional e tecnológica temos campo fértil para situações conflitantes como a grande diversidade cultural e étnica, incitando ainda mais o gestor a estar preparado para este cenário. O objetivo geral do estudo é mapear os conflitos do ambiente de trabalho através de um questionário que utiliza a Escala Likert buscou-se identificar a percepção dos servidores técnicos administrativos em educação, coordenadores e chefe do Departamento Acadêmico de Metal Mecânica, Câmpus Florianópolis sobre a existência de conflitos. O trabalho desenvolvido é uma pesquisa acadêmica e de abordagem quantitativa e qualitativa e natureza aplicada, quanto aos meios, categoriza-se como pesquisa de campo, bibliográfica e documental. O fato gerador de conflito definição de tarefa foi o mais indicado. A pesquisa realizada ampliou como vemos e percebemos o conflito. Fazendo-nos refletir a forma como sentimos os fatos e o quanto estamos emocionalmente envolvidos.