Resumo:
O presente artigo pesquisou acerca da gestão escolar e da qualidade de vida de professores, partindo da premissa que os professores da educação pública encontram-se assoberbados de trabalho, com cargas horárias intensas. Para fundamentar o trabalho exploramos o referencial sobre gestão escolar e qualidade de vida. O estudo fundamentou-se nessas duas temática e conta com autores como Aquino (1979), Vieira (1996), França (1997), Santos Filho (1998), Bordignon e Gracindo (2000), Gil (2001), Libâneo (2007), Souza (2006), Lück (2009), Vasconcellos (2009), Paro (2010), Garay (2011) e Han (2014). A pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Gestão Escolar contribui para a qualidade de vida dos professores. Como resultados, apontamos que a Gestão de Pessoas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, consegue fazer uma boa gestão da escola e de seus colaboradores, uma vez que o capital humano é a principal e mais preciosa ferramenta de trabalho, e que a Qualidade de Vida dos professores está relacionada principalmente com a carga horária e ambiente em que irá executar suas atividades.