Resumo:
O presente artigo discorre sobre a formação de docentes que atuam na Educação Profissional e
Tecnológica no CEDUP- CEDUP (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo - Criciúma, levando
em consideração o processo formativo dos estudantes, o PNE 2014/2024 e a Lei nº13.415/2017. Com
referencial teórico baseado em Ferreira (2003); Hengemühle (2004); Kuenzer (2000) e outros que tratam
de formação dos professores, desenvolveu-se uma desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratóriadescritiva,
envolvendo a coleta de dados, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os docentes do
CEDUP Abílio Paulo-Criciúma a fim de refletir sobre a sua prática docente e a sua formação. Constatouse
que o corpo docente é composto, em sua maioria, por docentes experientes, que conciliam a prática
profissional com a docência. De uma forma geral, a percepção do grupo entrevistado é que a ausência
da licenciatura não faz falta em sua prática docente, o que nos faz refletir sobre o notório saber disposto
na Lei nº13.415/2017, dos profissionais ao ministrar para cursos técnicos de nível médio e a valorização
da carreira docente.