Resumo:
Esta pesquisa tem objetivo geral: o de analisar se a
contratação integral (serviços e bens) de transporte terrestre
dos servidores, empregados e colaboradores a serviço é uma alternativa viável para o IFSC Câmpus Chapecó
ao invés do contrato de serviço de direção veicular com frota própria . Para desenvolver a pesquisa investigou
se as formas que o governo federal vem utilizando para o transporte de servidores públicos federais e a
legislação vigente, para isso acessou se sites oficiais do governo federal. Ao verificar que muitos órgão já
haviam im plantado o sistema de TaxiGov para transporte dos servidores públicos federais, surgiu a necessidade
de verificar se algum dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia já teria implantado alguma
forma diferente da que o Instituto Federal de San ta Catarina IFSC adota atualmente. Num segundo momento,
foi necessário buscar informações, com o câmpus Chapecó, que pudessem trazer subsídios para a investigação
que estava sendo feita, dentre as informações mais importantes seriam as referentes aos gas tos com o contrato
do motorista, os gastos com manutenção veicular e os históricos das viagens e quilometragem realizada. Num
terceiro momento foram feitas buscas por formas alternativas de transporte, a fim de gerar um valor médio do
quilômetro rodado par a poder fazer os cálculos comparativos para análise da viabilidade técnica e econômica.
Com as informações necessárias compiladas e organizadas nas seções 1, 2, 3 e 4. Restou fazer as análises
comparativas o que permitiu escrever a conclusão sobre a viabil idade. Segundos os dados gerados pelo artigo
poderia se ter uma economia de R$ 20.731,97, ou seja, em torno de 21,82% de economia ao ano, Demonstrando,
assim, a viabilidade da contratação integral (serviços e bens) de transporte terrestre dos servidores,
empregados e colaboradores a serviço para o IFSC câmpus Chapecó.