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ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS

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dc.contributor.advisor Pasqualli, Roberta
dc.contributor.author RAIZER, KARINA ZAIA MACHADO
dc.date.accessioned 2020-06-29T18:19:31Z
dc.date.available 2020-06-29T18:19:31Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1475
dc.description.abstract Os debates sobre educação de surdos nas últimas décadas trouxeram, e continuam trazendo, avanços e desafios que contribuem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de um grupo que, por muito tempo, foi considerado incapaz de aprender o que a escola ensina – os surdos. Tendo o exposto como pressuposto, nesta Dissertação de Mestrado busca-se investigar as estratégias de ensino que estão sendo utilizadas pelos docentes de Química nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) para atender o estudante surdo de uma formação integral. O embasamento teórico foi organizado a partir da concepção de currículo integrado fundamentado no trabalho como seu princípio educativo e da educação de surdos na perspectiva do bilinguismo (Libras/português). As discussões desenvolvidas acerca de currículo integrado tiveram como base os referenciais teóricos apresentados por Ciavatta (2005), Moura (2007), Ramos (2008, 2009), Araújo e Frigotto (2015) e Machado (2010). Quanto aos estudos sobre educação de surdos, fundamenta-se, especialmente, em Skliar (2015, 2016), Quadros (1997, 2008, 2012), Stumpf (2001, 2008), Stumpf e Martins (2017) e Strobel (2008). Metodologicamente, construiu-se uma pesquisa participante aplicada, de abordagem qualitativa, que teve como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e, como público, 18 docentes de Química dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionário via Google Forms, e a pesquisa culminou com o desenvolvimento, aplicação e avaliação do produto educacional. Os resultados foram ao encontro de outras pesquisas, apontando a carência na formação acadêmica dos docentes, a falta de recursos didáticos bilíngues (Libras/português) na área de ensino de Química, a escassez de termos específicos de Química em língua de sinais, resultando em estratégias de ensino de Química pouco eficazes para estudantes surdos. E, nesse sentido, a pesquisa apresentou-se relevante para o desenvolvimento do produto educacional – Glossário Acadêmico de Química – que, a partir da avaliação dos docentes avaliadores, foi considerado um material de apoio didático bilíngue (Libras/português) para o ensino de Química para surdos. Defendemos que esta pesquisa e o produto educacional, desenvolvido a partir dela, irão contribuir para os estudos de educação de surdos, nas estratégias de ensino de Química para surdos, na divulgação de termos específicos de Química e, o mais importante, elevar a qualidade da educação de surdos no Brasil. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Estratégias de Ensino para Surdos pt_BR
dc.subject Ensino de Química. Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Produto Educacional e Glossário pt_BR
dc.title ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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