Resumo:
Os debates sobre educação de surdos nas últimas décadas trouxeram, e continuam trazendo,
avanços e desafios que contribuem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de um
grupo que, por muito tempo, foi considerado incapaz de aprender o que a escola ensina – os
surdos. Tendo o exposto como pressuposto, nesta Dissertação de Mestrado busca-se investigar
as estratégias de ensino que estão sendo utilizadas pelos docentes de Química nos cursos
técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Santa Catarina (IFSC) para atender o estudante surdo de uma formação integral. O
embasamento teórico foi organizado a partir da concepção de currículo integrado fundamentado
no trabalho como seu princípio educativo e da educação de surdos na perspectiva do
bilinguismo (Libras/português). As discussões desenvolvidas acerca de currículo integrado
tiveram como base os referenciais teóricos apresentados por Ciavatta (2005), Moura (2007),
Ramos (2008, 2009), Araújo e Frigotto (2015) e Machado (2010). Quanto aos estudos sobre
educação de surdos, fundamenta-se, especialmente, em Skliar (2015, 2016), Quadros (1997,
2008, 2012), Stumpf (2001, 2008), Stumpf e Martins (2017) e Strobel (2008).
Metodologicamente, construiu-se uma pesquisa participante aplicada, de abordagem
qualitativa, que teve como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa
Catarina e, como público, 18 docentes de Química dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino
Médio. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionário via Google Forms, e a
pesquisa culminou com o desenvolvimento, aplicação e avaliação do produto educacional. Os
resultados foram ao encontro de outras pesquisas, apontando a carência na formação acadêmica
dos docentes, a falta de recursos didáticos bilíngues (Libras/português) na área de ensino de
Química, a escassez de termos específicos de Química em língua de sinais, resultando em
estratégias de ensino de Química pouco eficazes para estudantes surdos. E, nesse sentido, a
pesquisa apresentou-se relevante para o desenvolvimento do produto educacional – Glossário
Acadêmico de Química – que, a partir da avaliação dos docentes avaliadores, foi considerado
um material de apoio didático bilíngue (Libras/português) para o ensino de Química para
surdos. Defendemos que esta pesquisa e o produto educacional, desenvolvido a partir dela, irão
contribuir para os estudos de educação de surdos, nas estratégias de ensino de Química para
surdos, na divulgação de termos específicos de Química e, o mais importante, elevar a
qualidade da educação de surdos no Brasil.