Repositório Institucional

Capacitação de Motoristas de Caminhões-Tanque em Ambientes Não Formais no Sistema Petrobras do Estado de Santa Catarina

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dc.contributor.advisor Otani, Nilo
dc.contributor.author LOPES, Fabio
dc.date.accessioned 2020-06-29T23:41:47Z
dc.date.available 2020-06-29T23:41:47Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1476
dc.description.abstract A capacitação de motoristas de caminhões-tanque constitui uma importante fonte de estudos em nível acadêmico, visto que explora conceitos vinculados ao aprendizado e à produção de conhecimentos em ambientes de natureza não formal, notadamente nos espaços laborais dos caminhoneiros. A capacitação nestes ambientes ditos não formais, ocorre de maneira diversa, envolvendo a transmissão de conhecimentos entre seus pares, que se dá em um contexto social que envolve conceitos relacionados à formação de uma autêntica comunidade de prática. Este estudo majoritariamente qualitativo utilizou como referencial teórico-metodológico uma Pesquisa Aplicada. A coleta de dados foi realizada no próprio local de estudo, qual seja, uma plataforma de carregamento de líquidos inflamáveis localizada na região da Grande Florianópolis, mais especificamente no munícipio de Biguaçu (SC). A temática básica da entrevista realizada com os caminhoneiros estava ligada aos problemas advindos da aquisição e transmissão de conhecimentos. Foram coletados dados sociodemográficos que incluíam nome, idade, grau de instrução e tempo na profissão. A segunda parte da Pesquisa investigava as principais dificuldades de aprendizagem no mundo do trabalho, compreendendo questionamentos sobre a maneira de elucidar as dificuldades de aprendizagem e, por fim, qual seria o tipo de material didático mais apropriado para uma melhor aquisição de conhecimentos oriundos do mundo laboral. Focalizando-se no resultado da pesquisa constata-se que os caminhoneiros possuem uma média de idade de 44 anos, com tempo de experiência de profissão de 19 anos. Destes 30% deles têm dificuldade em seguir padrões dos processos de trabalho, 23% tem dificuldade de interagir com a tecnologia, 20% sofrem pressão do empregador por resultados e 17% têm falta de concentração nos processos de trabalho. Os resultados obtidos demonstram que 33% dos caminhoneiros consideraram que a promoção de um maior número de ciclos de capacitação poderia aumentar o aprendizado dos processos industriais, 23% responderam que uma maior atenção aos processos normatizados poderia lhes ajudar na aquisição de conhecimento da normas internas de carregamento, 17% apontaram que mostrar as normas em processos mais práticos lhes poderia ajudar e 13% consideraram que a redução da carga de trabalho poderia lhes proporcionar maior tempo para capacitação. A Pesquisa também apontou que a confecção de um material didático poderia ser útil no processo de aquisição de conhecimentos por parte dos caminhoneiros. Neste contexto criou-se a figura de um personagem (avatar) de histórias em quadrinhos, que refletisse o modelo ideal de um caminhoneiro padrão e que transmitisse conhecimentos baseados na metodologia Microlearning. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ambientes não formais pt_BR
dc.subject Motoristas de caminhão-tanque pt_BR
dc.subject Comunidades de prática pt_BR
dc.subject Microlearning pt_BR
dc.title Capacitação de Motoristas de Caminhões-Tanque em Ambientes Não Formais no Sistema Petrobras do Estado de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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