Resumo:
A capacitação de motoristas de caminhões-tanque constitui uma importante
fonte de estudos em nível acadêmico, visto que explora conceitos vinculados
ao aprendizado e à produção de conhecimentos em ambientes de natureza
não formal, notadamente nos espaços laborais dos caminhoneiros. A
capacitação nestes ambientes ditos não formais, ocorre de maneira diversa,
envolvendo a transmissão de conhecimentos entre seus pares, que se dá em
um contexto social que envolve conceitos relacionados à formação de uma
autêntica comunidade de prática. Este estudo majoritariamente qualitativo
utilizou como referencial teórico-metodológico uma Pesquisa Aplicada. A coleta
de dados foi realizada no próprio local de estudo, qual seja, uma plataforma de
carregamento de líquidos inflamáveis localizada na região da Grande
Florianópolis, mais especificamente no munícipio de Biguaçu (SC). A temática
básica da entrevista realizada com os caminhoneiros estava ligada aos
problemas advindos da aquisição e transmissão de conhecimentos. Foram
coletados dados sociodemográficos que incluíam nome, idade, grau de
instrução e tempo na profissão. A segunda parte da Pesquisa investigava as
principais dificuldades de aprendizagem no mundo do trabalho,
compreendendo questionamentos sobre a maneira de elucidar as dificuldades
de aprendizagem e, por fim, qual seria o tipo de material didático mais
apropriado para uma melhor aquisição de conhecimentos oriundos do mundo
laboral.
Focalizando-se no resultado da pesquisa constata-se que os caminhoneiros
possuem uma média de idade de 44 anos, com tempo de experiência de
profissão de 19 anos. Destes 30% deles têm dificuldade em seguir padrões dos
processos de trabalho, 23% tem dificuldade de interagir com a tecnologia, 20%
sofrem pressão do empregador por resultados e 17% têm falta de
concentração nos processos de trabalho. Os resultados obtidos demonstram
que 33% dos caminhoneiros consideraram que a promoção de um maior
número de ciclos de capacitação poderia aumentar o aprendizado dos
processos industriais, 23% responderam que uma maior atenção aos
processos normatizados poderia lhes ajudar na aquisição de conhecimento da
normas internas de carregamento, 17% apontaram que mostrar as normas em
processos mais práticos lhes poderia ajudar e 13% consideraram que a
redução da carga de trabalho poderia lhes proporcionar maior tempo para
capacitação. A Pesquisa também apontou que a confecção de um material
didático poderia ser útil no processo de aquisição de conhecimentos por parte
dos caminhoneiros. Neste contexto criou-se a figura de um personagem
(avatar) de histórias em quadrinhos, que refletisse o modelo ideal de um
caminhoneiro padrão e que transmitisse conhecimentos baseados na
metodologia Microlearning.