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A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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dc.contributor.advisor Wollinger, Paulo
dc.contributor.author SILVEIRA, JANE DAURA DA
dc.date.accessioned 2020-06-29T23:47:35Z
dc.date.available 2020-06-29T23:47:35Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1477
dc.description.abstract A presente pesquisa traz um olhar sobre a questão da articulação da Educação Profissional e Tecnológica com o Ensino Fundamental e abre caminho para o desconhecido tema da exclusão escolar na EPT. Tem por objetivo propor estratégias de intervenção oportunizando aos alunos do Ensino Fundamental o contato com o estudo da tecnologia e as possibilidades formativas ou laborais a partir do Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido no Campus Florianópolis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), e em Escolas Básicas da Rede Municipal de Florianópolis, Santa Catarina. A coleta de dados foi estruturada em três etapas: pesquisa bibliográfica, que auxiliou na organização de dados pela análise de materiais produzidos e da legislação educacional brasileira; levantamento dos Indicadores de Ingresso, dados estatísticos relativos aos cursos do ETI, entre os anos de 2008 e 2020, que trouxeram informações sobre os alunos ingressantes; e entrevista semiestruturada com profissionais de Escolas Básicas Municipais da cidade de Florianópolis e do IFSC, que permitiram um maior esclarecimento das fragilidades na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Profissional e Tecnológico. A análise e tratamento dos dados coletados levaram a identificação do problema de exclusão e evasão escolar, como possível consequência da desarticulação entre os níveis de ensino e serviu de base para a definição das necessidades de intervenção e o desenvolvimento do produto educacional com o objetivo de articular o Ensino Fundamental e a Educação Profissional e Tecnológica. A busca ativa surgiu em diversos relatos e adquiriu força como ferramenta de combate a exclusão da parcela mais vulnerável da população. As estratégias foram construídas a partir das contribuições apresentadas por profissionais entrevistados e agrupadas por área de competência e responsabilidade para a execução, cada uma das proposições responde às necessidades apontadas para transpor as barreiras que impedem todos os jovens de estudar e ingressar na educação profissional e tecnológica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Articulação Ensino Fundamental e Médio pt_BR
dc.subject Exclusão Escolar pt_BR
dc.subject Busca ativa pt_BR
dc.title A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.title.alternative Estratégias de busca ativa para apresentação da Educação Profissional pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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