Resumo:
A presente pesquisa traz um olhar sobre a questão da articulação da Educação
Profissional e Tecnológica com o Ensino Fundamental e abre caminho para o
desconhecido tema da exclusão escolar na EPT. Tem por objetivo propor
estratégias de intervenção oportunizando aos alunos do Ensino Fundamental o
contato com o estudo da tecnologia e as possibilidades formativas ou laborais a
partir do Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido no Campus Florianópolis, do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC),
e em Escolas Básicas da Rede Municipal de Florianópolis, Santa Catarina. A
coleta de dados foi estruturada em três etapas: pesquisa bibliográfica, que
auxiliou na organização de dados pela análise de materiais produzidos e da
legislação educacional brasileira; levantamento dos Indicadores de Ingresso,
dados estatísticos relativos aos cursos do ETI, entre os anos de 2008 e 2020,
que trouxeram informações sobre os alunos ingressantes; e entrevista
semiestruturada com profissionais de Escolas Básicas Municipais da cidade de
Florianópolis e do IFSC, que permitiram um maior esclarecimento das
fragilidades na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Profissional e
Tecnológico. A análise e tratamento dos dados coletados levaram a
identificação do problema de exclusão e evasão escolar, como possível
consequência da desarticulação entre os níveis de ensino e serviu de base
para a definição das necessidades de intervenção e o desenvolvimento do
produto educacional com o objetivo de articular o Ensino Fundamental e a
Educação Profissional e Tecnológica. A busca ativa surgiu em diversos relatos
e adquiriu força como ferramenta de combate a exclusão da parcela mais
vulnerável da população. As estratégias foram construídas a partir das
contribuições apresentadas por profissionais entrevistados e agrupadas por
área de competência e responsabilidade para a execução, cada uma das
proposições responde às necessidades apontadas para transpor as barreiras
que impedem todos os jovens de estudar e ingressar na educação profissional
e tecnológica.