Resumo:
Este trabalho tem por objetivo principal a construção de recomendações para a
formação de professores para a Educação Profissional (EP) de nível médio no Brasil.
Há uma especificidade que distingue a formação de docentes para a Educação
Básica, em geral, e a formação de docentes para a EP, mesmo que se considere a
EP técnica de nível médio como pertencente à educação básica, especialmente
quando a mesma é desenvolvida na forma integrada com o ensino médio. O grande
diferencial entre um e outro profissional docente é que, essencialmente, o professor
da EP deve preparar o cidadão para saber trabalhar em um contexto profissional em
constante transformação, que o aguarda ao fim do curso, demandando, ainda, uma
urgência não requerida ao aluno que seguirá em alguma formação da grande parte
dos cursos universitários. A formação geral, humanística, não é capaz, sozinha, de
suprir as demandas formativas de um futuro profissional técnico. Com base nessas
generalizações, a construção da dissertação se deu por meio de pesquisa
bibliográfica sobre as bases epistemológicas da EP, legislação, procedimentos
didáticos e possibilidades de formação docente. Constatou-se que a EP é um “campo
de estudos” próprio, isto é, conta com concepções e epistemologia específicas,
didática própria, abordagens educacionais e metodologias características,
constituindo, consequentemente, saberes e fazeres inerentes a um campo científico
e educacional único - o campo da ciência da técnica. Como resultado, a pesquisa
propõe um documento final (Produto Educacional) com reflexões e recomendações,
cuja finalidade é contribuir com a formação docente para a Educação Profissional de
Nível Médio no Brasil.