Resumo:
Ao se tratar da estruturação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um dos aspectos diretamente relacionado à qualidade do ensino está a questão do orçamento público. Por intermédio deste instrumento, os gestores e os usuários podem planejar, executar e controlar a melhor forma de alocação do dinheiro público, a fim de garantir o maior grau de satisfação frente às necessidades da sociedade. Este trabalho tem por objetivo geral “desenvolver uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para o Campus Florianópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) ”. O referencial teórico contempla: a administração e os serviços públicos, o orçamento, seus princípios fundamentais e os instrumentos de planejamento estatal, as despesas públicas, suas classificações e seus estágios, os sistemas relacionados ao orçamento do Governo Federal, a EPT e o IFSC. Em relação aos procedimentos metodológicos a presente pesquisa classifica-se como aplicada, os objetivos como descritivos, à abordagem do problema de cunho quantitativo e qualitativo, às fontes de informação como pesquisa de campo e bibliográfica, e os procedimentos técnicos como pesquisa documental e estudo de caso. O recurso educacional desenvolvido é uma plataforma orçamentária acessível em desktops, tablets e smartphones, elaborada com um Software de Businness Intelligence (BI). Após a elaboração, apresentação e aplicação da plataforma, pode-se constatar que 87,5% dos participantes concordaram totalmente que as informações orçamentárias são apresentadas de forma clara e compreensível e 93,8% compreenderam que o acesso é feito de forma fácil e rápida. Todos os participantes concordaram que os gráficos apresentados evidenciam informações orçamentárias úteis e visualmente agradáveis, assim como, concordaram, em sua maioria, que as planilhas demonstram o detalhamento orçamentário de forma adequada e suficiente, e que a ferramenta deve ser utilizada como principal instrumento de controle e monitoramento do orçamento no Campus. Logo, 62,5% afirmaram que o acesso não deve ser exclusivo a servidores com cargo de gestão e que todos os servidores que tenham interesse devem controlar e monitorar o orçamento. Ainda, com a realização do trabalho, foi possível constatar, que 100% dos participantes concordaram, de forma total ou parcial, que será mais fácil controlar e monitorar o orçamento com o uso da plataforma. Em relação a periodicidade de atualização, a maioria concordou que diariamente é o ideal, contudo, 81,3% concordaram de forma parcial que a atualização possa ser semanal. Por fim, 81,3% dos participantes concordaram totalmente que o uso da ferramenta possibilitará agilidade no encontro de informações orçamentárias e que a plataforma poderá servir de modelo para outros campus ou instituições federais.