Resumo:
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que se propôs à
investigação sobre as principais causas de evasão e retenção escolar – e na outra
ponta, sobre os fatores que mais contribuem para a permanência e êxito em cursos
técnicos da Rede da Educação Profissional e Tecnológica. O tema está sendo
colocado em pauta desde os desdobramentos que acompanham a expansão da
Rede EPT (Educação Profissional e Tecnológica), incluindo-se entre eles as taxas de
evasão e retenção. Este trabalho parte do pressuposto de que as medidas a serem
adotadas para assegurar a conclusão dos cursos técnicos – sejam eles integrados
ou subsequentes – precisam considerar as especificidades de cada contexto
regional e dos perfis dos sujeitos atendidos. Como delimitação metodológica, a
pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a situação junto a um câmpus de uma
instituição da Rede, localizado na região sul de Santa Catarina. A análise aponta que
os sentimentos de pertencimento e o foco dos cursos nas demandas do mundo do
trabalho da região na qual os estudantes estão inseridos são os principais fatores
para assegurar a permanência e o êxito.