Resumo:
ste estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, foi idealizado a partir da demanda de práticas educacionais que priorizem o saber pelo fazer e respeitem as especificidades de aprender de estudantes Surdos. Assim, este estudo teve como objetivo operacionalizar uma abordagem de ensino de fotografia de produto aplicada à comunicação visual para estudantes Surdos do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras-Português), do Instituto Federal de Santa Catarina. Para tanto, foi elaborada, implementada e avaliada uma Sequência Didática embasada na abordagem de ensino a partir do saber pelo fazer para esse público de estudantes. A pesquisa, um estudo de caso de cunho etnográfico e de natureza aplicada, gerou dados a partir do estudo de documentos oficiais do curso em tela, de entrevistas e da implementação e avaliação da Sequência Didática desenhada para o estudo. A análise dos dados corroborou a premissa inicial do estudo: o ensino de fotografia vem priorizando uma abordagem teórico-filosófica, que não propicia um alinhamento à forma como estudantes Surdos matriculados em cursos técnicos aprendem, e pode causar uma defasagem na sua formação profissional, por conseguinte. A análise dos dados também corroborou a premissa que embasou a Sequência Didática desenhada para o estudo: a abordagem de ensino a partir do saber pelo fazer viabiliza maiores e melhores condições de aprendizagem a estudantes Surdos. Os procedimentos metodológicos de ensino desenhados para a Sequência Didática afetaram como os estudantes Surdos participantes do estudo percebem a fotografia, de forma geral, e a fotografia de produto para a comunicação visual, de forma específica, facilitando relações entre o que aprendem e o mundo do trabalho. A qualidade técnica e a beleza plástica e estética das produções fotográficas feitas pelos participantes no período de intervenção corroboram o impacto positivo do desenho metodológico da Sequência Didática na sua formação profissional. Nesse sentido, este estudo argumenta a favor da abordagem de ensino a partir do saber pelo fazer para estudantes Surdos em outras áreas do conhecimento, também. No entanto, em estudos futuros sugere-se ampliar o escopo da pesquisa para que seus resultados sejam ampliados.