Repositório Institucional

NÚCLEO POLITÉCNICO COMUM E ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS CHAPECÓ

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Adriano Larentes da
dc.contributor.author BELCHIOR, IZAC DE SOUSA
dc.date.accessioned 2020-08-31T22:49:31Z
dc.date.available 2020-08-31T22:49:31Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1588
dc.description.abstract As duas primeiras décadas do século XXI caracterizaram-se como um período de intensos debates sobre os rumos do ensino médio no Brasil. Entre novas reformas, decretos e diretrizes, ocorreram diferentes movimentos para a aproximação entre ensino médio e educação profissional, ora com o avanço de perspectivas neotecnicistas, fragmentadas e na lógica do mercado, ora com a defesa de uma formação integral e politécnica para os trabalhadores. Nesse cenário, merecem destaque os esforços para a implementação, a partir de 2004, do Ensino Médio Integrado nas redes estaduais e, especialmente, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como os debates, em 2011 e 2012, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, abrindo possibilidades para avanços, entre vários outros aspectos, em relação aos núcleos politécnicos comuns e aos itinerários formativos no contexto da educação profissional brasileira. Pautada na defesa de uma perspectiva politécnica e de base unitária humanística para o ensino médio, a presente dissertação tem como objetivo principal analisar limites e possibilidades de materialização do núcleo politécnico comum e dos itinerários formativos no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Chapecó. Com esse intuito foram analisados os debates e produções de dois grupos de trabalho, designados pela direção do IFSC – Câmpus Chapecó, para construir novas possibilidades para a organização do Ensino Médio Integrado nesse câmpus. As diversas reuniões dos grupos foram acompanhadas e sistematizadas pelo pesquisador e seu orientador entre março e dezembro de 2019. A pesquisa realizada alinha a abordagem qualitativa ao método histórico-dialético para situar a experiência analisada no contexto histórico e material da educação profissional, dos Institutos Federais e do Ensino Médio Integrado no Brasil. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa atende aos padrões da pesquisa documental utilizando-se de fontes primárias como: atas de reuniões, slides informativos, áudios, resoluções, portarias e relatórios. Documentos que também foram utilizados para a elaboração do produto educacional – Caderno de Memórias. Este, enquanto história e memória do IFSC – Câmpus Chapecó tem como objetivo central ser a materialidade dos debates, tensões e proposições direcionados pelos grupos para uma (re)configuração do Ensino Médio Integrado nesta instituição. Pretende-se, também, que seja um baluarte para outras instituições de Ensino Médio Integrado que tem o IFSC como referência de qualidade de ensino. Os resultados da pesquisa revelaram uma demanda por um Ensino Médio Integrado que busque práticas pedagógicas que exercitem o núcleo politécnico comum, como unidade curricular fecunda às concepções politécnicas e práticas docentes integradas e interdisciplinares, que possibilitem, no futuro próximo, um diálogo estreito e uma integração curricular com cursos técnicos integrados de eixos tecnológicos distintos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino Médio Integrado pt_BR
dc.subject Núcleo Politécnico Comum pt_BR
dc.subject Itinerários Formativos pt_BR
dc.subject Currículo Integrado pt_BR
dc.subject Formação Humana Integral pt_BR
dc.subject Produto Educacional pt_BR
dc.title NÚCLEO POLITÉCNICO COMUM E ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS CHAPECÓ pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta