Resumo:
As duas primeiras décadas do século XXI caracterizaram-se como um período de
intensos debates sobre os rumos do ensino médio no Brasil. Entre novas reformas,
decretos e diretrizes, ocorreram diferentes movimentos para a aproximação entre
ensino médio e educação profissional, ora com o avanço de perspectivas
neotecnicistas, fragmentadas e na lógica do mercado, ora com a defesa de uma
formação integral e politécnica para os trabalhadores. Nesse cenário, merecem
destaque os esforços para a implementação, a partir de 2004, do Ensino Médio
Integrado nas redes estaduais e, especialmente, na Rede Federal de Educação
Profissional e Tecnológica, bem como os debates, em 2011 e 2012, sobre as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível
Médio, abrindo possibilidades para avanços, entre vários outros aspectos, em
relação aos núcleos politécnicos comuns e aos itinerários formativos no contexto da
educação profissional brasileira. Pautada na defesa de uma perspectiva politécnica
e de base unitária humanística para o ensino médio, a presente dissertação tem
como objetivo principal analisar limites e possibilidades de materialização do núcleo
politécnico comum e dos itinerários formativos no contexto do Ensino Médio
Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Chapecó. Com
esse intuito foram analisados os debates e produções de dois grupos de trabalho,
designados pela direção do IFSC – Câmpus Chapecó, para construir novas
possibilidades para a organização do Ensino Médio Integrado nesse câmpus. As
diversas reuniões dos grupos foram acompanhadas e sistematizadas pelo
pesquisador e seu orientador entre março e dezembro de 2019. A pesquisa
realizada alinha a abordagem qualitativa ao método histórico-dialético para situar a
experiência analisada no contexto histórico e material da educação profissional, dos
Institutos Federais e do Ensino Médio Integrado no Brasil. Quanto aos
procedimentos técnicos, esta pesquisa atende aos padrões da pesquisa documental
utilizando-se de fontes primárias como: atas de reuniões, slides informativos, áudios,
resoluções, portarias e relatórios. Documentos que também foram utilizados para a
elaboração do produto educacional – Caderno de Memórias. Este, enquanto história
e memória do IFSC – Câmpus Chapecó tem como objetivo central ser a
materialidade dos debates, tensões e proposições direcionados pelos grupos para
uma (re)configuração do Ensino Médio Integrado nesta instituição. Pretende-se,
também, que seja um baluarte para outras instituições de Ensino Médio Integrado
que tem o IFSC como referência de qualidade de ensino. Os resultados da pesquisa
revelaram uma demanda por um Ensino Médio Integrado que busque práticas
pedagógicas que exercitem o núcleo politécnico comum, como unidade curricular
fecunda às concepções politécnicas e práticas docentes integradas e
interdisciplinares, que possibilitem, no futuro próximo, um diálogo estreito e uma
integração curricular com cursos técnicos integrados de eixos tecnológicos distintos.