Repositório Institucional

Concepções de educação ambiental que permeiam os livros didáticos (LD) adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bacca, Jean Carlo
dc.date.accessioned 2020-09-01T14:26:55Z
dc.date.available 2020-09-01T14:26:55Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1595
dc.description.abstract O presente artigo busca analisar as concepções de educação ambiental que permeiam os livros didáticos (LD) adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC, com o intuito de verificar as inserções do tema transversal, Meio Ambiente nas disciplinas de Ciências, Biologia, Português, História e Geografia. O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira, tendo como foco os livros do sexto ao nono ano, e a segunda, o material do ensino médio. As análises foram baseadas na ideia de categorização segundo Rosana Silva que divide a educação ambiental em três tipologias: conservadora, pragmática e crítica, bem como o PCN que separa a Educação Ambiental (EA) em três blocos: A natureza “cíclica” da Natureza; Sociedade e Meio Ambiente e; Manejo e conservação Ambiental. O trabalho possibilita primeiro reconhecer se o tema transversal em questão está sendo discutido nos Livros Didáticos (LD) e, segundo, qual a possibilidade dos mesmos produzirem um debate crítico e transdisciplinar. Assim identificou-se que, os livros didáticos destas duas escolas são do tipo pragmática e do Bloco A, natureza “cíclica” da Natureza, portanto os mesmo podem ser um entrave para uma discussão crítica, não fomentando a transformação de atitude por parte tanto dos alunos e dos professores. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação ambiental. Livro didático. Meio ambiente. Consumismo. Crítica. pt_BR
dc.title Concepções de educação ambiental que permeiam os livros didáticos (LD) adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta