Resumo:
O presente artigo busca analisar as concepções de educação ambiental que permeiam os livros didáticos (LD) adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC, com o intuito de verificar as inserções do tema transversal, Meio Ambiente nas disciplinas de Ciências, Biologia, Português, História e Geografia. O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira, tendo como foco os livros do sexto ao nono ano, e a segunda, o material do ensino médio. As análises foram baseadas na ideia de categorização segundo Rosana Silva que divide a educação ambiental em três tipologias: conservadora, pragmática e crítica, bem como o PCN que separa a Educação Ambiental (EA) em três blocos: A natureza “cíclica” da Natureza; Sociedade e Meio Ambiente e; Manejo e conservação Ambiental. O trabalho possibilita primeiro reconhecer se o tema transversal em questão está sendo discutido nos Livros Didáticos (LD) e, segundo, qual a possibilidade dos mesmos produzirem um debate crítico e transdisciplinar. Assim
identificou-se que, os livros didáticos destas duas escolas são do tipo pragmática e
do Bloco A, natureza “cíclica” da Natureza, portanto os mesmo podem ser um entrave para uma discussão crítica, não fomentando a transformação de atitude por parte tanto dos alunos e dos professores.