Repositório Institucional

O texto dissertativo-argumentativo no âmbito escolar: uma análise dos fatores de textualidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Casal, Ana Paula
dc.contributor.author Gubert, Antônio Luiz
dc.contributor.author Schainiuka, Lilia
dc.date.accessioned 2020-09-01T16:08:25Z
dc.date.available 2020-09-01T16:08:25Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1600
dc.description.abstract Neste estudo, foram analisados textos argumentativos escritos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino de Santa Catarina, tendo por objetivo a verificação dos discursos considerando os Fatores de Textualidade. Os resultados emergiram por meio de prática docente, em que os alunos estudaram a parte teórica do conteúdo, tiveram contato com textos dessa tipologia e, por fim, produziram discursos do tipo dissertativo-argumentativo (gênero artigo de opinião). A partir das análises discursivas, fundamentadas especialmente nas teorias da Linguística Textual, ancorada nos autores Charolles (1997) e Koch (2005, 2007, 2014), constatou-se, na maioria dos escritos, a ausência de conhecimentos sobre os assuntos argumentados, evidenciando a falta de leitura entre os alunos e as dificuldades em seguir a formalidade linguística nos relatos. Assim, grande parte dos textos não progrediu semanticamente, causando ineficiência em alguns Fatores de Textualidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Linguística Textual. Texto Dissertativo-Argumentativo. pt_BR
dc.title O texto dissertativo-argumentativo no âmbito escolar: uma análise dos fatores de textualidade pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta