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Políticas públicas de inclusão educacional e a análise comparada: processos sociais de aprendizagem em duas escolas públicas do município de Xanxerê

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dc.contributor.author Collelo, Katia M. Battisti
dc.contributor.author Eras, Ligia Wilhelms
dc.date.accessioned 2020-09-01T18:35:52Z
dc.date.available 2020-09-01T18:35:52Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1610
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta um recorte da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em duas escolas da rede estadual do município de Xanxerê, com o objetivo de analisar a Política de Educação Especial de Santa Catarina e os seus desdobramentos nos processos de socialização e de aprendizagem, observando o interesse e o comportamento de alunos com parecer favorável a atendimento de segundo professor bem como o trabalho cotidiano da escola e da sala de aula dos professores que atuam nas turmas de 8º e 9º ano, que oferecem bi docência. A pesquisa pautou-se em estudos da legislação vigente, de referenciais teóricos e em um estudo de análise comparada dessas duas unidades escolares proporcionando uma reflexão entre a teoria e a prática no cotidiano escolar. Observou-se que a escola está cumprindo seu papel em garantir o acesso a matricula e a permanência do aluno com deficiência na escola. Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notou-se que as estratégias utilizadas permitem a socialização dos alunos de forma mais autônoma, porém ainda há mudanças necessárias para efetivar a emancipação destes, no que se refere a decodificação dos conteúdos trabalhados, atribuindo significado aos conceitos elencados em cada disciplina das referidas séries. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Inclusão, Processo Educacional, Deficiência, Políticas Públicas. pt_BR
dc.title Políticas públicas de inclusão educacional e a análise comparada: processos sociais de aprendizagem em duas escolas públicas do município de Xanxerê pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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