Resumo:
O presente trabalho apresenta um recorte da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em duas escolas da rede estadual do município de Xanxerê, com o objetivo de analisar a Política de Educação Especial de Santa Catarina e os seus desdobramentos nos processos de socialização e de aprendizagem, observando o interesse e o comportamento de alunos com parecer favorável a atendimento de segundo professor bem como o trabalho cotidiano da escola e da sala de aula dos professores que atuam nas turmas de 8º e 9º ano, que oferecem bi docência. A pesquisa pautou-se em estudos da legislação vigente, de referenciais teóricos e em um estudo de análise comparada dessas duas unidades escolares proporcionando uma reflexão entre a teoria e a prática no cotidiano escolar. Observou-se que a escola está cumprindo seu papel em garantir o acesso a matricula e a permanência do aluno com deficiência na escola. Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notou-se que as estratégias utilizadas permitem a socialização dos alunos de forma mais autônoma, porém ainda há mudanças
necessárias para efetivar a emancipação destes, no que se refere a decodificação dos
conteúdos trabalhados, atribuindo significado aos conceitos elencados em cada disciplina das referidas séries.