Repositório Institucional

Imagem-leitura: representações do contexto de vida nos livros de pano produzidos pelos alunos das séries iniciais de escolas públicas de Xanxerê/SC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiróz, Sandy C. F. de
dc.contributor.author Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
dc.date.accessioned 2020-09-01T19:11:05Z
dc.date.available 2020-09-01T19:11:05Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1616
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo analisar e compreender quais indicadores de leitura de imagem artística melhor contribuem na leitura de livros de pano produzidos por crianças de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo faz referência às várias formas de linguagem que denotam o eixo articulador da aprendizagem a partir da arte, trazendo por meio do objeto de estudo elementos que auxiliem na problematização e compreensão da produção de imagens e histórias artesanais, bem como seus reflexos e nuances que perpassam a educação. Visando justificar a relevância do tema apresentam-se pontos relevantes da história da educação entrelaçados à produção de imagens e à prática pedagógica, as quais foram constituindo o cenário educacional assim como a legitimação da representação não apenas simbólica, mas de desenvolvimento cognitivo e de interação social. Ampliando a análise, a iluminação teórica junto da coleta de dados, constitui suporte na reflexão dos resultados obtidos, visando mapear respostas ao problema de pesquisa. Conclui-se por meio desta pesquisa que a leitura de imagem produzida artesanalmente assentada à indicadores de leitura de imagem artística carregam consigo indícios de que o texto prevalece sobre a imagem, a formação da educação visual na formação do pedagogo é deficitária, a presença feminina é quase sempre frágil e submissa ao poder masculino e a constituição paisagística está atrelada à natureza numa dimensão sócio cultural de memória. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação visual. Formação pedagógica. Leitura de imagem. Livros de pano. pt_BR
dc.title Imagem-leitura: representações do contexto de vida nos livros de pano produzidos pelos alunos das séries iniciais de escolas públicas de Xanxerê/SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta