dc.contributor.author |
Queiróz, Sandy C. F. de |
|
dc.contributor.author |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-01T19:11:05Z |
|
dc.date.available |
2020-09-01T19:11:05Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1616 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo analisar e compreender quais indicadores de leitura de imagem artística melhor contribuem na leitura de livros de pano produzidos por crianças de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo faz referência às várias formas de linguagem que denotam o eixo articulador da aprendizagem a partir da arte, trazendo por meio do objeto de estudo elementos que auxiliem na problematização e compreensão da produção de imagens e histórias artesanais, bem como seus reflexos e nuances que perpassam a educação. Visando justificar a relevância do tema apresentam-se pontos relevantes da história da educação entrelaçados à produção de imagens e à prática pedagógica, as quais foram constituindo o cenário educacional assim como a legitimação da representação não apenas simbólica, mas de desenvolvimento cognitivo e de interação social. Ampliando a análise, a iluminação teórica junto da coleta de dados, constitui suporte na reflexão dos resultados obtidos, visando mapear respostas ao problema de pesquisa. Conclui-se por meio desta pesquisa que a leitura de imagem produzida artesanalmente assentada à indicadores de leitura de imagem artística carregam consigo indícios de que o texto prevalece sobre a imagem, a formação da educação visual na formação do pedagogo é deficitária, a presença feminina é quase sempre frágil e submissa ao poder masculino e a constituição paisagística está atrelada à natureza numa dimensão sócio cultural de memória. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação visual. Formação pedagógica. Leitura de imagem. Livros de pano. |
pt_BR |
dc.title |
Imagem-leitura: representações do contexto de vida nos livros de pano produzidos pelos alunos das séries iniciais de escolas públicas de Xanxerê/SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" |
pt_BR |
local.institution.campus |
xxe |
pt_BR |