Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar e compreender quais indicadores de leitura de imagem artística melhor contribuem na leitura de livros de pano produzidos por crianças de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo faz referência às várias formas de linguagem que denotam o eixo articulador da aprendizagem a partir da arte, trazendo por meio do objeto de estudo elementos que auxiliem na problematização e compreensão da produção de imagens e histórias artesanais, bem como seus reflexos e nuances que perpassam a educação. Visando justificar a relevância do tema apresentam-se pontos relevantes da história da educação entrelaçados à produção de imagens e à prática pedagógica, as quais foram constituindo o cenário educacional assim como a legitimação da representação não apenas simbólica, mas de desenvolvimento cognitivo e de interação social. Ampliando a análise, a iluminação teórica junto da coleta de dados, constitui suporte na reflexão dos resultados obtidos, visando mapear respostas ao problema de pesquisa. Conclui-se por meio desta pesquisa que a leitura de imagem produzida artesanalmente assentada à indicadores de leitura de imagem artística carregam consigo indícios de que o texto prevalece sobre a imagem, a formação da educação visual na formação do pedagogo é deficitária, a presença feminina é quase sempre frágil e submissa ao poder masculino e a constituição paisagística está atrelada à natureza numa dimensão sócio cultural de memória.