Repositório Institucional

Os saberes da língua portuguesa do/no curso técnico em enfermagem do Senac Xanxerê-SC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Tatiana Cris Bortolamedi dos
dc.contributor.author Guerios, Aline Miriane
dc.contributor.author Weber, Sabrine
dc.contributor.author Cabrera, Bruna Cielo
dc.date.accessioned 2020-09-01T19:14:50Z
dc.date.available 2020-09-01T19:14:50Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1617
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma análise sobre os conhecimentos presentes no plano de curso do Técnico em Enfermagem, desenvolvido no SENAC, campus de Xanxerê, SC, em nível técnico, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso fundamentada pelos trabalhos de Michel Pêcheux (1990; 2011) e Eni Orlandi (1984; 1996; 2008; 2012). O corpus foi uma análise de arquivo documentalinstitucional: o Plano de Curso do Técnico em Enfermagem da instituição SENAC – Xanxerê, atualizado em 2014, o qual contempla os componentes curriculares de Participar do Planejamento e organização da Assistência em Enfermagem; e Participar do Planejamento e Execução das Ações Educativas Sobre Promoção, Prevenção, Proteção, Reabilitação e Recuperação da Saúde. Nas análises observadas dos saberes de Língua Portuguesa, atualizados nas unidades curriculares em 2014, ficou perceptível uma concepção de ensino utilitarista, voltada para produção de mão-de-obra e uma noção de língua abrangente que deve apenas servir para propósitos de oralidade e escrita. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa. Discurso. Curso Técnico. Senac. pt_BR
dc.title Os saberes da língua portuguesa do/no curso técnico em enfermagem do Senac Xanxerê-SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta