dc.contributor.author |
Santos, Tatiana Cris Bortolamedi dos |
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dc.contributor.author |
Guerios, Aline Miriane |
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dc.contributor.author |
Weber, Sabrine |
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dc.contributor.author |
Cabrera, Bruna Cielo |
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dc.date.accessioned |
2020-09-01T19:14:50Z |
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dc.date.available |
2020-09-01T19:14:50Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1617 |
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dc.description.abstract |
Este artigo apresenta uma análise sobre os conhecimentos presentes no plano de
curso do Técnico em Enfermagem, desenvolvido no SENAC, campus de Xanxerê,
SC, em nível técnico, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise de
Discurso fundamentada pelos trabalhos de Michel Pêcheux (1990; 2011) e Eni
Orlandi (1984; 1996; 2008; 2012). O corpus foi uma análise de arquivo documentalinstitucional: o Plano de Curso do Técnico em Enfermagem da instituição SENAC – Xanxerê, atualizado em 2014, o qual contempla os componentes curriculares de Participar do Planejamento e organização da Assistência em Enfermagem; e Participar do Planejamento e Execução das Ações Educativas Sobre Promoção,
Prevenção, Proteção, Reabilitação e Recuperação da Saúde. Nas análises observadas dos saberes de Língua Portuguesa, atualizados nas unidades curriculares em 2014, ficou perceptível uma concepção de ensino utilitarista, voltada para produção de mão-de-obra e uma noção de língua abrangente que deve apenas servir para propósitos de oralidade e escrita. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa. Discurso. Curso Técnico. Senac. |
pt_BR |
dc.title |
Os saberes da língua portuguesa do/no curso técnico em enfermagem do Senac Xanxerê-SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" |
pt_BR |
local.institution.campus |
xxe |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |