Resumo:
Este artigo apresenta uma análise sobre os conhecimentos presentes no plano de
curso do Técnico em Enfermagem, desenvolvido no SENAC, campus de Xanxerê,
SC, em nível técnico, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise de
Discurso fundamentada pelos trabalhos de Michel Pêcheux (1990; 2011) e Eni
Orlandi (1984; 1996; 2008; 2012). O corpus foi uma análise de arquivo documentalinstitucional: o Plano de Curso do Técnico em Enfermagem da instituição SENAC – Xanxerê, atualizado em 2014, o qual contempla os componentes curriculares de Participar do Planejamento e organização da Assistência em Enfermagem; e Participar do Planejamento e Execução das Ações Educativas Sobre Promoção,
Prevenção, Proteção, Reabilitação e Recuperação da Saúde. Nas análises observadas dos saberes de Língua Portuguesa, atualizados nas unidades curriculares em 2014, ficou perceptível uma concepção de ensino utilitarista, voltada para produção de mão-de-obra e uma noção de língua abrangente que deve apenas servir para propósitos de oralidade e escrita.