Resumo:
O avanço tecnológico proporcionou o desenvolvimento de plataformas digitais como o Airbnb, Ifood,
Uber, entre outras. Elas fazem parte da economia compartilhada que incentiva o compartilhamento e o consumo
colaborativo, impactando setores como hospedagem, alimentação e transporte. Diante do exposto, o objetivo
deste trabalho é identificar ações estratégicas desenvolvidas pelos hotéis frente à economia compartilhada e
verificar como essas ações são implementadas. Foi realizado um estudo descritivo, com abordagem qualitativa,
realizado por meio de estudo multicaso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com
gestores de três hotéis e com uma especialista. As entrevistas foram transcritas e analisadas. Os resultados
apontaram que as ações voltadas para a administração de recursos humanos (treinamentos, incentivos entre
outras), bem como as ações voltadas para marketing e vendas (mídias, canais de vendas, RM (revenue
management), entre outras) são as mais evidenciadas. Cabe ressaltar a importância dada pelos três hotéis à
estratégia de RM para se manter competitivo no mercado. Sobre o mercado hoteleiro de Florianópolis, a
especialista em arquitetura hoteleira entrevistada, diz que estão havendo mudanças, porém muito tímidas.
Descreve que é um mercado conservador, portanto difícil de aprovar projetos inovadores e tecnológicos.