Repositório Institucional

O CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT/EJA

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dc.contributor.advisor Silva, Adriano Larentes da
dc.contributor.author LOPES, HEWERTON APARECIDO
dc.date.accessioned 2020-10-05T11:57:59Z
dc.date.available 2020-10-05T11:57:59Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1650
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo analisar as dificuldades e possibilidades que transpassam a implantação de um curso de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio integrado à modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EPT/EJA, no contexto do IFPR – Campus Umuarama. Realizou-se um diagnóstico a respeito do cenário das instituições de ensino que ofertam EJA de nível médio no município; foram também investigadas as dificuldades referentes ao currículo integrado no cotidiano e as experiências dos professores do referido campus com a EPT/EJA. Para a pesquisa, adotou-se, enquanto princípio e base filosófica, o método dialético, além de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que a caracterizou como exploratória e descritiva. A coleta de dados baseou-se em revisão bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários aos docentes que atuam no Ensino Médio Integrado do Campus Umuarama e realizadas entrevistas com os representantes do apoio pedagógico das escolas do município que oferecem cursos na modalidade EJA. Para a interpretação dos dados, fez-se uso da análise de conteúdo (análise temática). Os resultados indicam que há carência de formação inicial e continuada para trabalhar com o público em questão, pouca experiência e conhecimento sobre a modalidade e as especificidades que a envolvem. A respeito do currículo integrado, os dados apontaram para a quase ausência de planejamento coletivo, falta de diálogo entre os componentes da formação geral e específica, não sistematização das atividades integradoras, compreensão parcial do conceito de integração, bem como para a percepção da maioria dos entrevistados de que a integração curricular não acontece no cotidiano de trabalho. A pesquisa empírica revelou muitas dificuldades comuns aos cursos da EPT/EJA e à proposta de integração curricular. O produto educacional gerado foi um “Caderno de Subsídios para a Abertura de Cursos EPT/EJA no âmbito do IFPR – Campus Umuarama”, cujo enfoque foi a reunião de dados, informações e proposições que auxiliem na definição de um curso elaborado com a comunidade, voltado às necessidades dos atores sociais e na perspectiva do currículo integrado, enquanto um projeto contra- hegemônico da classe trabalhadora. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject PROEJA pt_BR
dc.subject Currículo Integrado pt_BR
dc.subject Caderno de Subsídios pt_BR
dc.title O CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT/EJA pt_BR
dc.title.alternative OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO NO ÂMBITO DO IFPR – CAMPUS UMUARAMA pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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