Resumo:
Este estudo teve por objetivo analisar as dificuldades e possibilidades que
transpassam a implantação de um curso de Educação Profissional e Técnica de Nível
Médio integrado à modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EPT/EJA, no
contexto do IFPR – Campus Umuarama. Realizou-se um diagnóstico a respeito do
cenário das instituições de ensino que ofertam EJA de nível médio no município; foram
também investigadas as dificuldades referentes ao currículo integrado no cotidiano e
as experiências dos professores do referido campus com a EPT/EJA. Para a pesquisa,
adotou-se, enquanto princípio e base filosófica, o método dialético, além de uma
abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que a caracterizou como exploratória
e descritiva. A coleta de dados baseou-se em revisão bibliográfica, documental e
pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários aos
docentes que atuam no Ensino Médio Integrado do Campus Umuarama e realizadas
entrevistas com os representantes do apoio pedagógico das escolas do município que
oferecem cursos na modalidade EJA. Para a interpretação dos dados, fez-se uso da
análise de conteúdo (análise temática). Os resultados indicam que há carência de
formação inicial e continuada para trabalhar com o público em questão, pouca
experiência e conhecimento sobre a modalidade e as especificidades que a envolvem.
A respeito do currículo integrado, os dados apontaram para a quase ausência de
planejamento coletivo, falta de diálogo entre os componentes da formação geral e
específica, não sistematização das atividades integradoras, compreensão parcial do
conceito de integração, bem como para a percepção da maioria dos entrevistados de
que a integração curricular não acontece no cotidiano de trabalho. A pesquisa
empírica revelou muitas dificuldades comuns aos cursos da EPT/EJA e à proposta de
integração curricular. O produto educacional gerado foi um “Caderno de Subsídios
para a Abertura de Cursos EPT/EJA no âmbito do IFPR – Campus Umuarama”, cujo
enfoque foi a reunião de dados, informações e proposições que auxiliem na definição
de um curso elaborado com a comunidade, voltado às necessidades dos atores
sociais e na perspectiva do currículo integrado, enquanto um projeto contra-
hegemônico da classe trabalhadora.