Repositório Institucional

GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Macedo, Cíntia Costa
dc.contributor.author SCHULZ, CAROLINA VIVIANA ALAYO HIDALGO
dc.date.accessioned 2020-10-20T18:46:43Z
dc.date.available 2020-10-20T18:46:43Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1682
dc.description.abstract Este trabalho tem a finalidade de apresentar as estratégias de gamificação aprendidas pelos professores no MOOC on line, a fim de analisar a possibilidade e viabilidade do uso de jogos e desenhos de projeto gamificados como uma alternativa possível para gamificar as aulas no processo ensino aprendizagem. Para isto se revisará os conteúdos de gamificação, jogos e aprendizagem baseados em jogos para depois revisar o MDA (Mecânica, Dinâmica e Estética, em inglês, Mechanics, Dynamics, and Aesthetics) que é um marco teórico importante para que os professores se tornem desenhistas de projetos gamificado. Em seguida se verá o protótipo de um projeto gamificado feito pela professora Aleyda Leyva para auxiliar os professores que iniciam na gamificação. Diante disso, este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e se colocou uma enquete nas comunidades de aprendizagem das redes sociais do MOOC em AprendeIntef, em gamificamooc foram 42 professores que responderam à enquete. Na pesquisa realizada em seus resultados, observou-se que quando se usa as estratégias de gamificação, aumentasse a interação entre o professor e alunos, dessa forma, o aluno passa a sentir-se motivado no processo de ensino aprendizagem. Com as novas metodologias ativas e através dos desenhos de projetos gamificados, o professor torna-se um guia, acompanhando os nativos digitais no processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem baseados em jogos pt_BR
dc.title GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA pt_BR
dc.title.alternative em desenhos de projetos gamificados pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta