Resumo:
Este trabalho tem a finalidade de apresentar as estratégias de gamificação aprendidas pelos professores no MOOC on line, a fim de analisar a possibilidade e viabilidade do uso de jogos e desenhos de projeto gamificados como uma alternativa possível para gamificar as aulas no processo ensino aprendizagem. Para isto se revisará os conteúdos de gamificação, jogos e aprendizagem baseados em jogos para depois revisar o MDA (Mecânica, Dinâmica e Estética, em inglês, Mechanics, Dynamics, and Aesthetics) que é um marco teórico importante para que os professores se tornem desenhistas de projetos gamificado. Em seguida se verá o protótipo de um projeto gamificado feito pela professora Aleyda Leyva para auxiliar os professores que iniciam na gamificação.
Diante disso, este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e se colocou uma enquete nas comunidades de aprendizagem das redes sociais do MOOC em AprendeIntef, em gamificamooc foram 42 professores que responderam à enquete. Na pesquisa realizada em seus resultados, observou-se que quando se usa as estratégias de gamificação, aumentasse a interação entre o professor e alunos, dessa forma, o aluno passa a sentir-se motivado no processo de ensino aprendizagem.
Com as novas metodologias ativas e através dos desenhos de projetos gamificados, o professor torna-se um guia, acompanhando os nativos digitais no processo de ensino aprendizagem.