Repositório Institucional

FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO PEDAGÓGICO NAS INTERAÇÕES ATRAVÉS DA VIDEOCONFERÊNCIA EM CURSOS DE EAD

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Fernandes, Andrino
dc.contributor.author NASCIMENTO, DÉBORA INÁCIO DO
dc.date.accessioned 2020-10-20T18:53:45Z
dc.date.available 2020-10-20T18:53:45Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1684
dc.description.abstract As ferramentas tecnológicas são de grande relevância na Educação a Distância. Dentre elas, destaca-se a videoconferência, a qual permite que professores e alunos interajam a partir da transferência de imagens de vídeo em tempo real. Com a videoconferência, a sala de aula deixa de ser um espaço físico para se transferir virtualmente para os mais variados locais. Em consequência disso, algumas mudanças também são verificadas na atitude pessoal e nas ações que o professor deve colocar em prática para que a aprendizagem nesse novo ambiente virtual seja efetiva. Este trabalho de conclusão de curso é um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Tem como objeto de estudo o curso “Técnico em Informática para Internet”, do Instituto Federal de Santa Catarina. Através da análise de videoconferências, foram identificados fatores que influenciam no processo pedagógico, sejam eles ligados às características pessoais dos professores (empatia e transmissão do desejo de aprender), sejam eles relativos às mais variadas práticas pedagógicas adotadas durante as interações. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Videoconferência pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO PEDAGÓGICO NAS INTERAÇÕES ATRAVÉS DA VIDEOCONFERÊNCIA EM CURSOS DE EAD pt_BR
dc.title.alternative UM ESTUDO DE CASO IFSC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta