Resumo:
A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos nas trajetórias profissionais dos egressos
do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Vale da
Uva Goethe. Além disso, a partir da relação dialética estabelecida entre a pesquisa teórica e
dados empíricos, elaboraremos um site com memórias fotográficas que ilustrem parte desses
impactos. Os ex-alunos participaram da pesquisa respondendo questionários compostos de
oito questões de ordem interpessoal, elencando os principais contextos da estrutura do curso e
a sua importância para o estudante egresso. Identificamos as expectativas dos egressos quanto
ao curso, valorizando suas experiências. Após a aplicação e análise dos questionários, um site
intitulado “Memórias Fotográficas do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica
Agrícola Vale da Uva Goethe” foi construído, contemplando a história da criação do curso,
fotografias e depoimentos dos egressos. Para cada egresso, o impacto ocorreu de forma
diferente, conforme a realidade individual, mas, segundo eles, o impacto do curso foi
altamente relevante e positivo em suas vidas profissionais. O nível e a intensidade do impacto
do curso na vida dos egressos são diferenciados, porque são distintas as experiências e
vivências de cada pessoa. Portanto, essa diversidade favoreceu a troca de experiências entre
os alunos, acrescentando novos conhecimentos e repercutindo nos impactos propiciados pelo
curso técnico.