| dc.contributor.advisor | Souza, Ivânia Fabíola de | |
| dc.contributor.author | RIZZIERI, BRUNA BORTOLATTO | |
| dc.date.accessioned | 2020-11-04T12:28:51Z | |
| dc.date.available | 2020-11-04T12:28:51Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1710 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Faculdade Senac Joinville tem se adaptado a cultura digital e preparado seus alunos para o desenvolvimento de competências. A fundamentação teórica foi construída em torno do conceito de cultura digital, em confluência com a educação profissional, aprendizagem por competências e exigências para o futuro do trabalho. A metodologia escolhida foi um estudo de campo e o problema de pesquisa foi abordado quantitativamente através de um levantamento. O público selecionado para a pesquisa foi de 115 adolescentes, que trabalham como jovens aprendizes há pelo menos três meses. Todos fazem o curso de Aprendizagem Profissional Comercial na instituição. Optou-se pela utilização de um questionário virtual para a coleta de dados, em escala likert. A instituição foi avaliada através de seis afirmativas: Aprendizado e preparo para o futuro profissional; desenvolvimento de competências importantes enquanto profissional; oportunidade de aprender colaborativamente; modelo de aula atrativo e inovador; preparo para a resolução de problemas na vida profissional; atenção institucional frente às transformações tecnológicas. A instituição foi avaliada positivamente, no entanto, alguns índices apontam para necessidades de melhoria. Esta pesquisa pode auxiliar todos que estão envolvidos com educação e estejam dispostos a escutar ativamente os estudantes, a fim de compreender suas demandas e pensar conjuntamente em formas de solucioná-las. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Cultura digital | pt_BR | 
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR | 
| dc.subject | Educação Profissional | pt_BR | 
| dc.title | CULTURA DIGITAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DE JOVENS APRENDIZES | pt_BR | 
| dc.type | Final Paper | pt_BR | 
| local.institution.discipline | Especialização em Tecnologias para Educação Profissional | pt_BR | 
| local.institution.campus | cerfead | pt_BR |