dc.contributor.advisor |
Souza, Ivânia Fabíola de |
|
dc.contributor.author |
RIZZIERI, BRUNA BORTOLATTO |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-04T12:28:51Z |
|
dc.date.available |
2020-11-04T12:28:51Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1710 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Faculdade Senac Joinville tem se adaptado a cultura digital e preparado seus alunos para o desenvolvimento de competências. A fundamentação teórica foi construída em torno do conceito de cultura digital, em confluência com a educação profissional, aprendizagem por competências e exigências para o futuro do trabalho. A metodologia escolhida foi um estudo de campo e o problema de pesquisa foi abordado quantitativamente através de um levantamento. O público selecionado para a pesquisa foi de 115 adolescentes, que trabalham como jovens aprendizes há pelo menos três meses. Todos fazem o curso de Aprendizagem Profissional Comercial na instituição. Optou-se pela utilização de um questionário virtual para a coleta de dados, em escala likert. A instituição foi avaliada através de seis afirmativas: Aprendizado e preparo para o futuro profissional; desenvolvimento de competências importantes enquanto profissional; oportunidade de aprender colaborativamente; modelo de aula atrativo e inovador; preparo para a resolução de problemas na vida profissional; atenção institucional frente às transformações tecnológicas. A instituição foi avaliada positivamente, no entanto, alguns índices apontam para necessidades de melhoria. Esta pesquisa pode auxiliar todos que estão envolvidos com educação e estejam dispostos a escutar ativamente os estudantes, a fim de compreender suas demandas e pensar conjuntamente em formas de solucioná-las. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura digital |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional |
pt_BR |
dc.title |
CULTURA DIGITAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DE JOVENS APRENDIZES |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |