Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Faculdade Senac Joinville tem se adaptado a cultura digital e preparado seus alunos para o desenvolvimento de competências. A fundamentação teórica foi construída em torno do conceito de cultura digital, em confluência com a educação profissional, aprendizagem por competências e exigências para o futuro do trabalho. A metodologia escolhida foi um estudo de campo e o problema de pesquisa foi abordado quantitativamente através de um levantamento. O público selecionado para a pesquisa foi de 115 adolescentes, que trabalham como jovens aprendizes há pelo menos três meses. Todos fazem o curso de Aprendizagem Profissional Comercial na instituição. Optou-se pela utilização de um questionário virtual para a coleta de dados, em escala likert. A instituição foi avaliada através de seis afirmativas: Aprendizado e preparo para o futuro profissional; desenvolvimento de competências importantes enquanto profissional; oportunidade de aprender colaborativamente; modelo de aula atrativo e inovador; preparo para a resolução de problemas na vida profissional; atenção institucional frente às transformações tecnológicas. A instituição foi avaliada positivamente, no entanto, alguns índices apontam para necessidades de melhoria. Esta pesquisa pode auxiliar todos que estão envolvidos com educação e estejam dispostos a escutar ativamente os estudantes, a fim de compreender suas demandas e pensar conjuntamente em formas de solucioná-las.