Resumo:
A sociedade em rede e a cultura digital vem provocando transformações profundas nas mais diversas atividades. No contexto educacional, uma série de métodos e ferramentas vem sendo propostos para essa realidade emergente. O presente trabalho tem por finalidade analisar a forma como estão sendo utilizadas as metodologias ativas dentro da Escola SESC Itajaí. Por ser uma metodologia que passou a ser aplicada recentemente nessa instituição de ensino, optou-se pela realização de estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Foram as seguintes as principais etapas desenvolvidas: coleta de dados bibliográficos para elaboração da fundamentação teórica, com foco nos temas metodologias ativas, formação docente e utilização de recursos e tecnologias educacionais; coleta de dados documentais, para compreensão da proposta pedagógica das escolas do SESC e; realização de entrevistas em profundidade com os professores da Escola SESC Itajaí, com vistas ao entendimento das percepções desse público em relação à aplicação das metodologias ativas. A análise dos dados coletados aponta para uma utilização das metodologias ativas no ensino fundamental ofertado pelo SESC Escola Itajaí em estágio incipiente, sendo percebida pelos docentes entrevistados, de uma maneira geral, como positiva na perspectiva da aprendizagem significativa, sendo pontuadas dificuldades em relação ao tempo disponível para o planejamento das atividades e limitação nas tecnologias e recursos disponíveis. Entende-se que os resultados obtidos possam ser objeto de desenvolvimento de ações reflexivas aos educadores e envolvidos no contexto de aprendizagem.