Resumo:
O presente estudo tem como objetivo principal verificar como os profissionais da educação fundamental estão inserindo em sua pratica pedagógica as inovações tecnológicas. Para organização da pesquisa optou-se em apresentar duas partes distintas, porém inseparáveis. Na primeira parte a abordagem teórica e o embasamento buscou respaldar-se em consultas de acervos (artigos) em sites da internet e os referenciais bibliográficos. Desta forma procurou-se demonstrar a importância das tecnologias na educação e os benefícios que a era digital tem apresentado para toda a sociedade, e o potencial para utilização no aprendizado concreto. Constatou-se que a literatura versando sobre o tema em tela, faz referência aos professores dos anos iniciais, bem como necessidade de aperfeiçoamento na área da informática educacional. A tecnologia e as formas de comunicação e interação aprimoram-se e inovam-se rapidamente, o que influencia diretamente os meios de ensino. Estes estudos se deram à luz de teóricos como: Martins (1990), Haro (2008), Hopewell (2012), Lopes (2014), Mercado (2002), Miranda (2015), Musacchio (2013), Niskier (1993), Paiva (2001), Primo (2007), Tedesco (2004), Gasperetti (2001), Litwin(2001 entre outros. Já na segunda parte da pesquisa, optou-se por utilizar questionários aplicados aos docentes da rede pública de ensino da cidade de São Mateus do Sul/PR. Procurou-se questionar, sobre o uso dos laboratórios de informática e a capacidade dos docentes para interagir e mediar as ferramentas tecnológicas com o conteúdo programático, enfim, com a prática pedagógica. Entretanto a orientação e reflexão acerca do uso correto das tecnologias na concepção de estudos, acredita-se que o local privilegiado para a inclusão digital, desde o princípio é da escola. Com sua aplicabilidade, possibilitará a elaboração de projetos educativos que visem o desenvolvimento da autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem. Também favorecerá uma maior interação entre docentes e discentes, proporcionando uma aula mais dinâmica e participativa, usufruindo de todos os meios e recursos tecnológicos de que disponibiliza, isso torna a aprendizagem em uma experiência enriquecedora.