Resumo:
A Educação Profissional (EPT) politécnica tem como propósito a formação integral do sujeito trabalhador, orientada por bases teóricas centradas no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico. Diante dessa proposta educacional, entende-se que o letramento no processo de ensino-aprendizagemdessa modalidade educativa deve criar as condições  necessárias  para  que  os  sujeitos  possam  acessar  os  bens  culturais  para  que  se desenvolvam  como  pessoa  tanto  em  competências  cidadãs  como  profissionais.  Nessa perspectiva,  o  objetivo  geral  desta  pesquisa  no  Mestrado  do  ProfEPT,  foicriar  etestar estratégias  de  ensino-aprendizagem  para  a  ampliação  de  conhecimentos  cognitivos  e linguísticos expressados na modalidade oral, considerando-se a educação profissional para a formação  integral.  A  metodologia  toma  como  modalidade  principal  a  pesquisa-ação  com sujeitos do Curso Técnico Subsequente, do Instituto Federal de Santa Catarina -CampusFlorianópolis-Continente. Como variáveis de pesquisa foram selecionadas a densidade lexical e a fluência na oralidade para compor ocorpusde análise. Aplicou-se, primeiramente, dois questionários para mapear o perfil dos sujeitos investigados, turma experimental, tendo como instrumento  principal  de  pesquisa  o  teste  por  meio  da  apresentação  de  um  seminário simplificado, fazendo-se uso do recurso pedagógico Card game, principal produto educacional, tanto no pré-teste como no pós-teste. Esse produto teve por objetivo desenvolver nos estudantes a (meta)consciência da forma como as dimensões ‘ciência, tecnologia, trabalho e cultura’ se concretizam  no  processo  de  desenvolvimento  de  um  produto  gastronômico  da  área  da confeitaria. Nesse sentido, o Card  game desencadeou as demais atividades de intervenção organizadas  em  uma  Unidade  didática,  segundo  produto  educacional,  que  objetivou  a ampliação dos conhecimentos linguísticos e cognitivos dos estudantes por meio de leitura, escrita, escuta e oralidade organizados em diferentes sequências didáticas envolvendo diversos gêneros discursivo-textuais de diferentes campos sociais de atuação. Para a validação dos dois produtos educacionais, foi organizada uma Oficina, terceiro produto educacional, em que foram convidados a participar diversos profissionais da educação envolvidos no curso técnico em estudo. Com o resultado das avaliações e objetivando-se criar um recurso pedagógico para a difusão  de  gêneros  discursivo-textuais  assumidos  para  o  ensino-aprendizagem  de língua portuguesa como materna, elaborou-se um Livro didático, quarto produto educacional, para ser consultado por docentes e discentes da EPT. Assim, após a aplicação do pós-teste da pesquisa-ação, os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos teve um crescimento significativo das variáveis  densidade  lexical  e  fluência  na  oralidade,  validando  os  pressupostos  teórico-metodologógicos, os recursos e procedimentos adotados para a intervenção, em que adota a interdisciplinaridade  como  proposta  pedagógica.  Conclui-se  que  os  resultados  obtidos comprovam o pressuposto assumido nesta pesquisa de que a densidade e a fluência na oralidade podem ser ampliadas gradativamente à medida em que o processo de ensino-aprendizagem esteja norteado pela pesquisa como princípio pedagógico, a qual, por meio de práticas de linguagem, se materializam nos diferentes gêneros discursivo-textuais que focalizam o aspecto do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, acentua-se o papel da educação formal como agência de mediação para que se efetive o acesso-permanência-sucesso-progressão dos sujeitos trabalhadores.