Resumo:
A Educação Profissional (EPT) politécnica tem como propósito a formação integral do sujeito trabalhador, orientada por bases teóricas centradas no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico. Diante dessa proposta educacional, entende-se que o letramento no processo de ensino-aprendizagemdessa modalidade educativa deve criar as condições necessárias para que os sujeitos possam acessar os bens culturais para que se desenvolvam como pessoa tanto em competências cidadãs como profissionais. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa no Mestrado do ProfEPT, foicriar etestar estratégias de ensino-aprendizagem para a ampliação de conhecimentos cognitivos e linguísticos expressados na modalidade oral, considerando-se a educação profissional para a formação integral. A metodologia toma como modalidade principal a pesquisa-ação com sujeitos do Curso Técnico Subsequente, do Instituto Federal de Santa Catarina -CampusFlorianópolis-Continente. Como variáveis de pesquisa foram selecionadas a densidade lexical e a fluência na oralidade para compor ocorpusde análise. Aplicou-se, primeiramente, dois questionários para mapear o perfil dos sujeitos investigados, turma experimental, tendo como instrumento principal de pesquisa o teste por meio da apresentação de um seminário simplificado, fazendo-se uso do recurso pedagógico Card game, principal produto educacional, tanto no pré-teste como no pós-teste. Esse produto teve por objetivo desenvolver nos estudantes a (meta)consciência da forma como as dimensões ‘ciência, tecnologia, trabalho e cultura’ se concretizam no processo de desenvolvimento de um produto gastronômico da área da confeitaria. Nesse sentido, o Card game desencadeou as demais atividades de intervenção organizadas em uma Unidade didática, segundo produto educacional, que objetivou a ampliação dos conhecimentos linguísticos e cognitivos dos estudantes por meio de leitura, escrita, escuta e oralidade organizados em diferentes sequências didáticas envolvendo diversos gêneros discursivo-textuais de diferentes campos sociais de atuação. Para a validação dos dois produtos educacionais, foi organizada uma Oficina, terceiro produto educacional, em que foram convidados a participar diversos profissionais da educação envolvidos no curso técnico em estudo. Com o resultado das avaliações e objetivando-se criar um recurso pedagógico para a difusão de gêneros discursivo-textuais assumidos para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa como materna, elaborou-se um Livro didático, quarto produto educacional, para ser consultado por docentes e discentes da EPT. Assim, após a aplicação do pós-teste da pesquisa-ação, os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos teve um crescimento significativo das variáveis densidade lexical e fluência na oralidade, validando os pressupostos teórico-metodologógicos, os recursos e procedimentos adotados para a intervenção, em que adota a interdisciplinaridade como proposta pedagógica. Conclui-se que os resultados obtidos comprovam o pressuposto assumido nesta pesquisa de que a densidade e a fluência na oralidade podem ser ampliadas gradativamente à medida em que o processo de ensino-aprendizagem esteja norteado pela pesquisa como princípio pedagógico, a qual, por meio de práticas de linguagem, se materializam nos diferentes gêneros discursivo-textuais que focalizam o aspecto do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, acentua-se o papel da educação formal como agência de mediação para que se efetive o acesso-permanência-sucesso-progressão dos sujeitos trabalhadores.