Resumo:
A presente pesquisa, de natureza aplicada e realizada por meio de pesquisa-ação,
apresenta uma proposta metodológica com o objetivo de aprofundar a reflexão dos
estudantes e da professora pesquisadora acerca de práticas pedagógicas nas aulas
de Educação Física por meio de jogos elaborados a partir de práticas inclusivas e colaborativas. Esse estudo investigativo foi realizado em uma escola pública no município de Blumenau/SC, em uma turma de 4º do Ensino Fundamental I, em que também se encontrava matriculada uma estudante com deficiência. Com base nos dados coletados, a análise e discussão dos resultados foram relacionadas à literatura da área, em diálogo com a pesquisa e com as observações e interpretações da pesquisadora. Observou-se que, os jogos na formação dos estudantes, proporcionaram interação social, ludicidade e foi um importante instrumento de estratégia educacional no processo de ensino e aprendizagem. Pode-se compreender, a partir disso, que há uma aprendizagem recíproca entre todos os envolvidos, experienciando a inclusão escolar como direito e igualdade
educacional, praticando e promovendo mudanças na cultura excludente em favor da diversidade. Assim, ressalta-se que não há uma “receita” a seguir, mas uma construção conjunta entre os atores sociais envolvidos e a realidade experienciada entre a pessoa com deficiência e o contexto educacional.