Mostrar registro simples

dc.contributor.author Habitzreuter, Susane Luiza Schlindwein
dc.date.accessioned 2020-11-17T17:48:56Z
dc.date.available 2020-11-17T17:48:56Z
dc.date.issued 17-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1729
dc.description.abstract O trabalho partiu do pressuposto de que a dança de roda tem crescido muito no mundo como um todo e pode auxiliar como mecanismo para desenvolver a integração e melhor concentração dos educandos que estão iniciando a fase de alfabetização. O trabalho buscou desenvolver habilidades que transformem os momentos de educação em espaços mais prazerosos e harmoniosos. A presente pesquisa-ação buscou analisar a aplicação de metodologias artísticas, com foco na dança de roda, como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades nos educandos, a fim de tornar o aprendizado mais dinâmico, prazeroso e harmonioso. A aplicação das atividades de movimento, ritmo, voz, aconteceu de maneira intercalada com atividades de aprendizagem do cotidiano. Para isso, foi escolhida uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Blumenau-SC,(nos meses de setembro a dezembro) de 2019. Participaram da pesquisa 25 educandos com idade de 6 e 7 anos, do primeiro ano do ensino fundamental, os quais foram envolvidos em atividades em roda dirigidas e acompanhadas por cantigas de roda. Verificou-se uma mudança perceptível e significativa no comportamento dos educandos com a aplicação das intervenções, apontando que a continuidade de tais trabalhos de pesquisa podem e devem ser realizados, já que as danças circulares ou danças de roda se caracterizam como ferramentas pedagógicas emancipatórias nos mais variados níveis e circunstâncias no âmbito educacional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Dança de Roda pt_BR
dc.subject Percepção Corporal pt_BR
dc.title Dança de roda pt_BR
dc.title.alternative metodologia para a socialização e formação integral no início do ensino fundamental pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Delwing, Andrea Becker


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta