Resumo:
O trabalho partiu do pressuposto de que a dança de roda tem crescido muito no
mundo como um todo e pode auxiliar como mecanismo para desenvolver a integração e melhor concentração dos educandos que estão iniciando a fase de alfabetização. O trabalho buscou desenvolver habilidades que transformem os momentos de educação em espaços mais prazerosos e harmoniosos. A presente pesquisa-ação buscou analisar a aplicação de metodologias artísticas, com foco na dança de roda, como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades nos educandos, a fim de tornar o aprendizado mais dinâmico, prazeroso e harmonioso. A aplicação das atividades de movimento, ritmo, voz, aconteceu de maneira intercalada com atividades de aprendizagem do cotidiano. Para isso, foi escolhida uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Blumenau-SC,(nos meses de setembro a dezembro) de 2019. Participaram da pesquisa 25 educandos com idade de 6 e 7 anos, do primeiro ano do ensino fundamental, os quais foram envolvidos em atividades em roda dirigidas e acompanhadas por cantigas de roda. Verificou-se uma mudança perceptível e significativa no comportamento dos educandos com a aplicação das intervenções, apontando que a continuidade de tais trabalhos de pesquisa podem e devem ser realizados, já que as danças circulares ou danças de roda se caracterizam como ferramentas pedagógicas emancipatórias nos mais variados níveis e circunstâncias no âmbito educacional.