Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir pontos relevantes das principais dificuldades que os empreendedores têm ao iniciar um negócio na área de moda, bem como, em quais aspectos sentem maiores obstáculos em que erraram ou acertaram, os pontos positivos e negativos de empreender na moda. Como objetivos específicos buscou-se levantar as dificuldades que mulheres estudantes e profissionais na área da moda acreditam ter na hora de iniciarem seu negócio. Após, buscou-se analisar, por meio da pesquisa bibliográfica, as práticas de comércio justo e a forma como as marcas pensam ao criarem suas coleções de moda. E, por fim, realizou-se um estudo de caso na empresa Meraki Sustentável, com o objetivo de relacionar quais foram os maiores obstáculos que a empreendedora e autora deste trabalho sofreu no início do processo de empreendedorismo, realizando assim uma comparação entre os dados bibliográficos encontrados em relação às dificuldades de empreender na área de moda. Para que este trabalho acontecesse uma pesquisa qualitativa e de natureza básica foi feita, com caráter exploratório. Usado como método o estudo de caso com a marca Meraki Sustentável. A aplicação de um questionário online para a produção de dados primários e os dados secundários foram obtidos por meio da pesquisa bibliográfica, em artigos e periódicos qualificados. Foram relacionadas e comparadas aos dados bibliográficos encontrados, o estudo de caso e as respostas do questionário online. Os resultados obtidos com este estudo indicam que não há uma fórmula a seguir na hora de empreender na moda. Existem caminhos que tornam cada marca única e autêntica, além disso, a pesquisa demonstrou que é possível trabalhar com boas práticas de comércio justo sem perder a essência de um negócio.