Repositório Institucional

Jogos no ensino da matemática: o que pensam os professores dos anos iniciais?

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Freitas, Jônatas Inácio de
dc.contributor.author Blissari, Silvia Regina Rosso
dc.date.accessioned 2021-01-07T20:50:06Z
dc.date.available 2021-01-07T20:50:06Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1781
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo buscou analisar como se caracterizam os processos educativos envolvendo os jogos matemáticos nos anos iniciais, sob a perspectiva do professor, bem como seu papel como facilitador no processo de ensino-aprendizagem e construção do conhecimento. Com a finalidade de avaliar a utilização dos jogos, realizou-se uma pesquisa com professores dos anos iniciais, no município de Içara, Santa Catarina. Os professores que fazem uso dos jogos no ensino de Matemática descrevem que esse tipo de estratégia metodológica auxilia na aprendizagem, permitindo uma via para a construção do conhecimento que vai da imaginação à abstração de ideias, diminuindo a aversão em relação aos conceitos matemáticos por parte dos alunos. Para isso, é necessária uma maior interação entre professor e alunos, de forma que o professor precise fazer a ligação entre os jogos e os conceitos estudados para que o aluno perceba que há matemática envolvida na ação de jogar. A pesquisa evidenciou, também, que o tempo de formação ou de exercício do magistério pelo docente não estão relacionados com o emprego dos jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, chegou-se à conclusão de que o uso dos jogos no ensino de Matemática depende em muito do professor e da estratégia que ele adota para interagir com as crianças e com a Matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Jogos no ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title Jogos no ensino da matemática: o que pensam os professores dos anos iniciais? pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta