Resumo:
O presente artigo buscou analisar como se caracterizam os processos educativos envolvendo os jogos matemáticos nos anos iniciais, sob a perspectiva do professor, bem como seu papel como facilitador no processo de ensino-aprendizagem e construção do conhecimento. Com a finalidade de avaliar a utilização dos jogos, realizou-se uma pesquisa com professores dos anos iniciais, no município de Içara, Santa Catarina. Os professores que fazem uso dos jogos no ensino de Matemática descrevem que esse tipo de estratégia metodológica auxilia na aprendizagem, permitindo uma via para a construção do conhecimento que vai da imaginação à abstração de ideias, diminuindo a aversão em relação aos conceitos matemáticos por parte dos alunos. Para isso, é necessária uma maior interação entre professor e alunos, de forma que o professor precise fazer a ligação entre os jogos e os conceitos estudados para que o aluno perceba que há matemática envolvida na ação de jogar. A pesquisa evidenciou, também, que o tempo de formação ou de exercício do magistério pelo docente não estão relacionados com o emprego dos jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, chegou-se à conclusão de que o uso dos jogos no ensino de Matemática depende em muito do professor e da estratégia que ele adota para interagir com as crianças e com a Matemática.