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ACESSO À INFORMAÇÃO ACADÊMICA E A AUTONOMIA DO ESTUDANTE SURDO NO SIGAA MÓDULO DISCENTE DO IFSC

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dc.contributor.advisor Silva, Marimar da
dc.contributor.author SILVEIRA, ELIS REGINA HAMILTON
dc.date.accessioned 2021-01-29T16:10:24Z
dc.date.available 2021-01-29T16:10:24Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1793
dc.description.abstract Ao longo da última década, a Educação Bilíngue (Libras/Português) tem expandido seu debate para outras áreas, desenvolvendo projetos interdisciplinares e integrando outros campos de conhecimento como Design Contextual, Tecnologias da Informação, Tradução de materiais impressos em língua escrita para o meio digital em língua gestual, sempre com intuito de promover acessibilidade na oferta de produtos e serviços para Surdos nos meios digitais. As Tecnologias de Comunicação e Informação têm se demonstrado poderosas ferramentas para a democratização do ensino e aprendizagem, pois possibilitam uma oferta diversificada de adaptações didáticas pedagógicas, através de recursos de acessibilidade que potencializam o desenvolvimento cognitivo e promovem a educação digital dos sujeitos surdos. Ao se identificar que o estudante surdo encontra uma barreira linguística na navegação e usabilidade das ferramentas digitais do sistema acadêmico do IFSC, o presente estudo busca, além de dar visibilidade à sua condição de acesso ao atual Manual do SIGAA do IFSC, que emprega, de forma prioritária, instruções de uso em português escrito, dar condições de acesso e autonomia de uso do SIGAA-Módulo Discente por estudantes surdos, respeitando a diferença surda na forma de operar duas modalidades de língua e sua visualidade. O embasamento teórico do estudo foi estruturado no reconhecimento de que os recursos tecnológicos criados a partir da exploração de recursos imagéticos com características visuais têm contribuído no processo de aquisição da linguagem do surdo, do seu letramento visual e digital e no desenvolvimento do bilinguismo (Libras/Português). O produto educacional desenhado para o estudo: Tutorial Bilíngue do SIGAA Módulo Discente para Estudantes Surdos do IFSC, caracteriza-se como uma ferramenta de ensino e aprendizagem que emprega prioritariamente vídeos guiados com instruções em Libras, português escrito e recursos imagéticos, visando instruir didaticamente estudantes surdos no uso do software SIGAA Módulo Discente do IFSC e melhorar a interação aluno-professor- instituição. No processo de desenvolvimento do produto educacional, empregou-se a abordagem do design contextual, em virtude de ser uma abordagem estruturada para a coleta de dados, e de informações de um estudo de caso etnográfico de natureza aplicada, que permite centrar a abordagem do design no usuário e, assim, atender melhor as especificidades dos estudantes surdos. A observação participante teve como locus o Câmpus Palhoça Bilíngue/IFSC, e a participação de 03 servidores da Secretaria e Registro Acadêmico, de 05 tradutores e intérpretes e de 12 estudantes surdos vinculados ao Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual. Os dados foram gerados por meio de entrevista semiestruturada com os servidores do câmpus, de 3 oficinas desenvolvidas com os estudantes surdos, de 3 questionários avaliativos das oficinas e de registros em diário de campo. O produto educacional foi implementado com os estudantes surdos participantes e sua avaliação mostrou que, após a intervenção, os participantes conseguiram acessar e usar as funcionalidades customizadas do SIGAA Módulo Discente de forma autônoma, validando o produto desenhado para a pesquisa. A avaliação do produto também sugere que a interação digital pode permitir o desenvolvimento de uma comunicação acessível e integrada entre professor- aluno-instituição, qualificando a prática e a educação digital e social do sujeito surdo. A partir dos resultados deste estudo observamos que: i) se observados os critérios de acessibilidade digital, ii) se realizado um planejamento para atender as especificidades do público surdo, e iii) se empregada a comunicação informacional por meio da Libras, fazendo associação da informação com o uso de recursos imagéticos, é possível promover acessibilidade digital em ambientes de aprendizagem virtual e desenvolver qualquer outro produto educacional para estudantes surdos. Por fim, alerta-se para a necessidade de expandir o produto educacional para outras funcionalidades do sistema acadêmico, assim como a população estudada, visando ampliar os resultados aqui descritos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Estudantes Surdos pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Acessibilidade Digital pt_BR
dc.subject SIGAA pt_BR
dc.title ACESSO À INFORMAÇÃO ACADÊMICA E A AUTONOMIA DO ESTUDANTE SURDO NO SIGAA MÓDULO DISCENTE DO IFSC pt_BR
dc.title.alternative UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO NO CÂMPUS PHB pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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